Em tempos de coronavírus e distanciamento social, as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade: o meio digital.
Nesse artigo vamos reforçar a importância do marketing digital para as empresas do agronegócio não ficarem para trás.
As empresas do agro que ainda não estavam online foram obrigadas a acelerar a digitalização dos processos para não sofrerem tantos impactos econômicos. Acompanhamos de perto essa transição e as dificuldades de muitos empresários para conseguirem se adaptar à internet.
A verdade é que agora, mais do que nunca, é preciso criar relacionamento, se conectar com o público e vender à distância. E mesmo após o coronavírus, este cenário tende a ganhar muita força.
Sabendo disso, trouxemos 10 dicas valiosas para ajudar as empresas do agro a se posicionarem melhor na internet, bem como se tornarem mais competitivas frente à concorrência.
1- Identifique sua persona
O primeiro passo para comunicar algo, mesmo offline, é saber com quem você está falando. Não adianta ter apenas o básico.
Por exemplo, se você ainda pensa que seu público são homens de 30 a 50 anos que gostam de máquinas agrícolas, você ainda tem uma ideia muito superficial de quem é a sua persona.
Quem é seu público? Do que ele gosta? O que ele consome? Como ele age? Essas são perguntas que todo empreendedor deve se fazer antes de mais nada.
Uma ferramenta que pode te ajudar nisso é o Gerador de Personas, criado pelas empresas Rock Content e Resultados Digitais.
2- Trabalhe sua presença digital
Não adianta ter um perfil no Instagram ou no Facebook e não atualizá-los, tampouco ter um perfil no Twitter e o seu público estar no Facebook.
Use a internet a seu favor, ou seja, para mapear oportunidades, identificar tendências, monitorar concorrentes e avaliar riscos.
3- Crie conteúdo de valor
Assim como não adianta ter uma rede social e não atualizá-la, também não adianta atualizá-la com conteúdos irrelevantes para a sua audiência.
Não transforme a sua rede social em um catálogo de produtos. Seja sutil, invista em marketing de conteúdo e construa relacionamento com seus clientes através de dicas úteis e conteúdos que os ajudarão no dia-a-dia.
4- Crie conteúdos ricos/exclusivos
Você com certeza já viu por aí um anúncio de um e-book gratuito, um curso online sem custo, um infográfico e outros materiais gratuitos espalhados por aí, não é mesmo?
Acontece que, ao preencher o formulário com seus dados para poder receber o material, você entra no funil de vendas. Pode ser que você não feche contrato no primeiro momento, mas se o conteúdo, produto ou serviço oferecido for útil para você, futuramente com certeza você dará prioridade para essa empresa que te ofereceu algo “em troca”.
5- Invista em anúncios
Para acelerar os resultados é crucial que você invista em anúncios, seja no Google ou em outra rede social que o seu público-alvo esteja inserido. Essa é uma excelente maneira de chamar a atenção e fazer com que algo tenha repercussão de forma mais rápida.
Para se ter um perfil de sucesso, também é necessário investimento, tanto financeiro, quanto de tempo e energia.
6- Faça testes
Quanto mais testes você fizer, mais certeza terá sobre determinado assunto. No caso das redes sociais, faça o chamado teste A/B.
Esse teste nada mais é do que experimentar duas versões diferentes para o mesmo propósito e avaliar qual delas performou melhor. Por exemplo: produza um conteúdo em vídeo e outro, falando sobre o mesmo assunto, no formato de arte gráfica + texto e veja qual deles alcançou mais pessoas e teve mais interação/conversão.
7- Estude sempre
Nesse momento crítico, estude muito quais são os assuntos mais discutidos, as tendências que estão ganhando força no seu nicho e o comportamento das pessoas que consomem seu produto e/ou serviço. Fazendo isso, você consegue antecipar algumas ações e sair na frente da concorrência.
8- Tenha provas sociais em mãos
O que isso significa? Produzir provas sociais, nada mais é que mostrar ao público depoimentos positivos sobre o seu produto ou serviço.
Isso porque esses depoimentos conferem muito mais credibilidade. Afinal, um terceiro falando bem de você “de graça” vale muito mais que qualquer outra coisa, não é verdade?
9- Faça SEO
SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas, que tem como objetivo melhorar o posicionamento do seu site nas buscas orgânicas. Isso significa que, quando é feita essa otimização, a sua página na internet ganha relevância e sobe de posição no ranking do Google e outros buscadores, facilitando que a sua empresa seja encontrada pelo seu público.
Ficou na dúvida sobre o que fazer para melhorar seu resultado nos buscadores? Continue a leitura que a gente te explica!
Trabalhe palavras-chave relacionadas ao seu negócio, com conteúdos relevantes e bem estruturados, use links customizados, se atente a velocidade do carregamento do seu site e se ele é responsivo, ou seja, com layout adaptado para qualquer tipo de dispositivo.
10- Use e abuse de Inside Sales
Inside Sales é um processo interno de vendas, ou seja, o time comercial cria relacionamento com o cliente através das ferramentas digitais e efetua a venda através desse canal, eliminando a necessidade de deslocamento.
Dessa forma a empresa elimina custos desnecessários e aumenta a produtividade, além de proporcionar ao cliente mais comodidade.
Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com um amigo!