Os jovens empreendedores no agronegócio brasileiro
Há algum tempo, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais destaque entre o público jovem. O crescimento de startups em todo o país faz com que muitos jovens desenvolvam o desejo de abrir o próprio negócio.
Neste sentido, o agronegócio mostra um grande potencial para as novas ideias. Com a transformação digital, neste setor é possível localizar formas inovadoras de solucionar problemas, ampliar a produtividade, contribuir com a preservação digital, entre outros.
O papel da liderança jovem é conseguir enxergar os problemas com os novos olhos e assim, encontrar as soluções.
O Governo Federal lançou o Manual do Jovem Empreendedor Rural, que tem o objetivo de “fornecer um passo a passo para a abertura e a consolidação dos negócios no campo, desde a aquisição na terra até o desenvolvimento de um modelo de negócios rentável e sustentável”. Cursos em Ensino à Distância, como o Programa Jovens do Leite, da Embrapa, bateram recordes de inscrições e certificados emitidos em 2020. Este foi um dos reflexos da pandemia, que contribuiu para o crescimento de alternativas digitais, e também de amplo interesse no público jovem no tema.
De acordo com uma matéria publicada na Revista DBO, a nova geração, ligada na tecnologia, também traz uma onda de inovação para a pecuária.
Empreendedorismo jovem no agronegócio
Os filhos de produtores rurais que saem do campo para estudar e depois voltam para as fazendas, trazendo tecnologias e ferramentas de gestão, não se destacam apenas assumindo as propriedades, mas sim oferecendo soluções para problemas que já conhecem de perto.
Um exemplo de soluções criadas por jovens é a empresa Horse Machine, que cria máquinas que ajudam nas colheitas de pequenas propriedades da Região Sul do País. Outro caso é a empresa Agrosmart, que coleta e analisa dados para irrigação de plantações.
Mais um exemplo é a Agrosolutions, criada por um jovem que desenvolveu um sistema de gerenciamento de propriedades rurais. E, ainda nesse mesmo formato, a empresa Z2S Sistemas, do Rio Grande do Sul, teve a ideia de criar um sistema que automatiza a limpeza das ordenhadeiras.
Como pudemos observar, já existem iniciativas em andamento por todo o país para preparar essa nova geração para os desafios e oportunidades do campo. E você, conhece algum empreendedor do agronegócio?