As IAs ainda geram sentimentos confusos no trabalhador brasileiro, como: medo, incerteza e insegurança, seja pela falta de domínio da tecnologia ou por outros fatores. Porém, essas ferramentas tecnológicas podem ser uma excelente aliada para beneficiar os processos de uma empresa, principalmente na gestão em diferentes áreas. Neste artigo, reunimos alguns destes benefícios para otimizar o gerenciamento da sua organização. Boa leitura!
1- ANÁLISE DE DADOS
Utilizando a inteligência artificial, é possível automatizar o processo de análise de dados, tornando-o mais assertivo e eficiente, além de auxiliar a identificar novas tendências, oportunidades de negócio e padrões de comportamento.
O uso da IA está revolucionando este setor, permitindo que as empresas obtenham insights mais precisos e aprofundados, tornando as decisões mais fundamentadas.
Por conta da automação de tarefas de análise, como: coleta, limpeza, processamento e análise de dados, essa ferramenta permite que o gestor concentre seu foco em estratégias inovadoras, eliminando a etapa operacional do processo.
A inteligência artificial ainda possibilita a identificação de padrões que, por conta de sua complexidade, seriam indetectáveis pelo ser humano. Isso torna possível que empresas conheçam melhor seus clientes e prevejam determinadas tendências.
Alguns exemplos de onde e como aplicar a inteligência artificial:
Na recomendação de produtos, utilizando como base o histórico de compras, interesses, localização e outros dados relevantes;
Na detecção de fraudes de crédito, analisando os padrões de comportamento e os dados financeiros de uma pessoa física ou organização;
Na otimização da cadeia de suprimentos, identificando gargalos e oportunidades de melhoria;
Na personalização das ações de marketing, criando campanhas diferenciadas através de dados e informações reais.
2 – TOMADA DE DECISÕES ASSERTIVA
Por ser utilizada para analisar dados financeiros, de marketing e outros, a inteligência artificial se torna uma grande aliada dos empresários e estrategistas, pois, como já mencionado anteriormente, ajuda a identificar padrões que, muitas vezes, podem passar despercebidos pelos olhos humanos.
Dessa forma, o empreendedor tem a oportunidade de investir seus recursos financeiros e concentrar seus esforços em ações e locais que realmente valem a pena e trarão resultados positivos para a organização, melhorando assim, o processo de negócios.
Essa tendência chegou para ficar e a previsão é de cada vez mais crescimento e adesão por parte dos empresários brasileiros.
A IA na tomada de decisões pode ajudar a:
Aumentar a eficiência dos processos internos da empresa, dando mais tempo hábil para os profissionais traçarem estratégias eficientes;
Reduzir custos operacionais, com mão de obra e materiais;
Ações de marketing e vendas mais eficientes e personalizadas, pois foram pautadas em dados concretos.
3- SEGURANÇA
A inteligência artificial também pode trazer mais segurança para as empresas, evitando fraudes cibernéticas e garantindo mais proteção para o ambiente da organização.
Através dela, os profissionais de segurança têm uma visão mais abrangente de suas redes e sistemas, fornecendo mais precisão nas ações tomadas a partir dos dados obtidos.
Veja como as empresas vêm utilizando a IA para garantir mais segurança:
No monitoramento das redes, buscando atividades maliciosas;
Na detecção de ameaças, como ataques de malware, DDoS e ransomware;
Na análise de logs, buscando comportamentos suspeitos;
Na resposta a incidentes de segurança.
A IA tem bastante potencial para transformar a forma que as empresas protegem seus ativos, garantindo muito mais segurança contra os ataques online do que outros mecanismos existentes.
4 – MARKETING E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Além de todos os benefícios já anteriormente citados, a inteligência artificial pode ajudar a melhorar tanto o atendimento ao cliente, quanto às ações de marketing da empresa, aumentando a satisfação dos consumidores e alcançando novos clientes de forma eficaz.
O atendimento ao cliente pode ser 100% personalizado, ficando disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, colaborando para melhorar o índice de aprovação dos clientes pela marca, além de possibilitar o aumento das vendas, tendo um “atendente” à disposição do público a qualquer momento.
Quanto às ações de marketing, há significativa melhora na segmentação de clientes e, consequentemente, na personalização de campanhas. Afinal, com dados reais de consumo em mãos, fica muito mais simples traçar estratégias eficazes, que sejam capazes de persuadir o público alvo e incentivar o consumo.
Além disso, a IA também simplifica a apuração dos resultados, mensurando o sucesso e os mínimos detalhes da campanha de marketing executada pela empresa.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AGRO
Agora que você já conhece os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para as empresas, vamos falar especificamente sobre quais são as vantagens que esta ferramenta pode proporcionar para o setor que mais cresce no Brasil: o agro.
Essas vantagens podem ser utilizadas tanto pelo produtor rural, quanto para os empresários do agro, vendedores e pessoas que estão diretamente ligadas à atividade, como argumento de venda de determinados produtos e, principalmente, serviços:
Melhora da produtividade agrícola, automatizando tarefas como: plantio, irrigação, controle de pragas e colheita;
Aumento da segurança alimentar, pois pode ser usada para prevenir pragas e doenças, melhorando a qualidade do alimento que chega até à nossa mesa;
Contribui para garantir sustentabilidade, preservando e otimizando o uso de recursos naturais, como a água e o solo;
Reduz os custos de produção da atividade agrícola, como mão de obra e insumos;
Previsibilidade de safra, podendo ser usada para prever condições climáticas adversas e oscilações de mercado, antecipando manejos e valorizando as transações comerciais.
DICAS PARA INTRODUZIR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SUA EMPRESA
Por ser algo novo e ainda em ascensão, pode haver certa resistência por parte dos colaboradores em aderir essa nova tecnologia e começar a utilizá-la no dia a dia da empresa.
Essa resistência pode ser ocasionada por medo, desinformação ou insegurança, por isso trouxemos algumas dicas para te ajudar a melhorar a relação entre o seu time e essa tecnologia inovadora:
1- Comece aos poucos, não tente implementar a IA de uma vez só em todos os processos da empresa. Dê início em alguma área ou departamento específico, que você acredita que terá o maior impacto, positivamente falando.
2- Treine seu time para que seus colaboradores utilizem a inteligência artificial da maneira correta, tirando o máximo de aproveitamento possível da mesma. Assim você consegue eliminar a resistência “pelo desconhecido”.
3- Treine a IA, pois ela só funcionará da maneira que você espera se for previamente treinada e aprender o que deve ser feito.
CONCLUSÃO
A inteligência artificial, apesar de ser algo novo no nosso cotidiano, chegou para ficar. E à medida que ela se desenvolve, mais pessoas começarão a aderir essa ferramenta para melhorar os processos e resultados de suas empresas, pois a IA fornece uma ampla gama de aplicações no cotidiano de uma organização.
E no agro não é diferente, a IA pode apresentar resultados muito satisfatórios neste setor, ajudando a melhorar a qualidade dos alimentos, dos insumos agrícolas e ainda garantindo mais produtividade para as lavouras e otimizando processos burocráticos, como a análise de dados.
Mas é preciso ter cautela e, antes de tudo, aprender a utilizar essa ferramenta ao seu favor, aprendendo a fundo todas as possibilidades de utilização, para ter condições de extrair o máximo rendimento da mesma.
Também é necessário treinar a inteligência artificial, pois ao mesmo tempo que você aprende com ela, ela aprende com você. Forneça dados de alta qualidade para que a IA compreenda os padrões de comportamento que você deseja que ela reproduza, para garantir o melhor desempenho desta ferramenta.
Escrito por Carina de Araújo Oliveira – Analista de Conteúdo da Inusitada AgroComunicação.