O posicionamento de marca representa a forma como a sua empresa é reconhecida pelo seu público-alvo. Todo bom empreendedor quer ver a sua marca respeitada e bem falada no mercado em que estiver inserida. Mas como definir o meu posicionamento na internet? Continue a leitura e entenda tudo!
O que é posicionamento de marca?
De forma resumida, o posicionamento de marca é a forma como as pessoas enxergam a sua empresa. Ou seja, é uma série de atributos que fazem sua marca ser diferente e especial.
Uma marca bem posicionada tende a ser mais escolhida e mais querida por seu público-alvo. Isso porque o posicionamento funciona como um elo de fidelização do cliente com sua empresa e esse elo acaba pesando no momento da escolha.
Nós já falamos um pouco sobre posicionamento de marcas, para que ele serve e o que fazer para se destacar no mercado. Você pode ler mais sobre esse tema clicando aqui.
Por que posicionar a minha marca na internet?
Você deve estar onde o seu público está. Se você encontra as pessoas que consomem o seu produto ou serviço na internet, você também deve estar lá e conversar com essas pessoas de forma clara e objetiva.
Para saber se você está no caminho certo, tenha ciência de que uma empresa bem posicionada está sempre buscando novas maneiras de fazer parte da rotina das pessoas que consomem seus produtos/serviços, seja diretamente (o ato real do consumo) ou indiretamente (quando, por exemplo, uma dica que você deu nas suas redes sociais ajudou a pessoa a resolver um problema que ela teve).
Quando a pessoa une o gosto pelo seu produto ou serviço ao apreço que sente pela sua marca, o resultado só pode ser um: o sucesso!
Como definir meu posicionamento na internet?
1- Você deve estar onde o seu público está
Não gaste sua energia em uma rede social que não te trará nenhum benefício ou retorno.
Por exemplo: você possui uma revenda de insumos agrícolas no interior de Goiás e quer se comunicar com as pessoas da sua região para aumentar o seu faturamento.
Você sabe que a maioria dos seus clientes está no Facebook e uma outra grande parcela está no Instagram, mas não possui informações concretas sobre essas pessoas serem usuárias do Twitter.
Então o que você deve fazer é direcionar a sua comunicação nas redes sociais para onde você TEM CERTEZA de que a maioria do seu público está. Nesse caso, anunciar no Facebook e no Instagram é o melhor caminho a ser trilhado.
2- Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas
Isso significa que, além de expor seus produtos e serviços, você deve encontrar maneiras de ser lembrado no dia a dia das pessoas e ainda agregar conhecimento em suas rotinas.
Isso pode acontecer por meio de uma dica útil sobre o seu segmento que você compartilhou nos seus stories ou abordar uma notícia relevante que impactará o setor, explicando como aquilo beneficia ou afeta a vida da pessoa que te acompanha.
3- Você deve ter um objetivo
Você não deve simplesmente criar uma conta em uma rede social, investir seu tempo, seus conhecimentos e até mesmo o seu dinheiro nela sem ter um objetivo a ser alcançado.
O que você mais quer no momento? Mais visibilidade? Mais vendas? Escoar um produto em específico do estoque? Então você deve QUANTIFICAR esse objetivo.
Quanto você deseja aumentar a sua visibilidade? Quanto quer aumentar seu faturamento? Você quer zerar o seu estoque ou vender apenas um número específico de unidades por meio desse esforço nas redes sociais?
Assim como tudo na vida, nada deve ser feito sem um objetivo!
4- Acerte e erre quantas vezes for necessário
Tenha em mente que a perfeição não existe. Portanto, apesar de existir um certo padrão na criação dos conteúdos de certos nichos de empresas, não tenha medo de se arriscar e inovar.
Boa parte dos resultados mais extraordinários que vemos por aí são fruto de incansáveis testes. Você também pode – e deve – testar. Sejam novos formatos de conteúdo ou maneiras de abordar certos temas, o importante é não se tornar apenas mais um.
Conclusão
Estar na internet é quase obrigatório atualmente. E, dentro dessa realidade, saber como se posicionar nas redes sociais, apesar de não ser uma tarefa simples, é muito importante para a reputação da empresa.
É preciso traçar um plano de comunicação bem estruturado e ter um objetivo claro. Também é essencial tentar ir além, não pensar unicamente em vender. É preciso buscar maneiras de “quebrar a quarta parede” e se tornar parte do dia a dia das pessoas.
Também é preciso entender que jamais existirá perfeição. Todos nós estamos sujeitos a erros e boa parte dos resultados surpreendentes são fruto de centenas de tentativas frustradas. Quando você tenta, você se permite ser melhor e ir além.
Como a Inusitada Agrocomunicação pode te ajudar?
Se tem uma coisa que o time da Inusitada Agrocomunicação entende é de posicionamento.
E não somos nós que estamos falando, são as centenas de clientes que já auxiliamos a alcançar seus objetivos e definir um posicionamento tanto no mercado quanto nas redes sociais. Você pode conferir mais clicando na aba “portfólio” no topo da página.
Conte com quem entende do assunto. Se você precisa de uma forcinha para mostrar seus diferenciais para o mundo, seja um parceiro da Inusitada! 🦒
Carina de Araújo Oliveira – Analista de Conteúdo da Agência Inusitada