Ignorar o marketing digital durante a pandemia pode custar muito caro!

gnorar o Marketing Digital durante a pandemia pode custar muito caro

A pandemia afetou de alguma forma a todos os empreendedores, alguns de forma mais tranquila, talvez até positivamente, mas a grande maioria se viu em um beco sem saída.

A má informação, o apego ao tradicionalismo e falta de preparo pegou a maioria de surpresa e muitos erros foram cometidos. 

Errar é normal, mas não podemos cometer o erro de pensar que quando a pandemia acabar, tudo voltará ao normal. Aquele normal não existe mais.

A única certeza que temos é que a pandemia mudou o comportamento das pessoas e isso vai se manter após o fim da pandemia. E aí eu te pergunto: Você já aceitou isso e promoveu as mudanças necessárias para adaptar seu negócio? 🤔

A “digitalização” do trabalho foi talvez o processo mais urgente, já que muitos tiveram que realizar suas atividades em casa e, por isso, os processos manuais tiveram que ser substituídos por processos digitais, como reuniões, comunicação pelo WhatsApp, software de gestão e outros.

As empresas que menos sofreram com a pandemia foram justamente aquelas que já usavam a tecnologia no seu dia-a-dia e puderam se adaptar rapidamente. 

Confira algumas ações que deram muito certo para a maioria dos empreendedores na pandemia:

  • Uso de softwares de gestão de tarefas e financeiro com operacionalização online e armazenamento em nuvem. Com os funcionários em casa e com esses recursos, o funcionamento do negócio pode continuar com a mesma eficiência;
  • Uso de aplicativos de comunicação online e rápida entre a equipe, como WhatsApp, Telegram, Zoom, Meet, Discord e outros. Isso tornou ainda mais eficaz a comunicação e até melhorou a produtividade em muitos casos;
  • Abertura de Canais de Atendimento via aplicativos e redes sociais. Vários negócios relutavam em abrir um canal de atendimento direto pelo WhatsApp e esse medo foi vencido por muitos durante a pandemia, revolucionando o setor de delivery de seus negócios;
  • Atendimento ao consumidor com tecnologias de automação, os bots. Com o aumento da procura de delivery, algumas empresas precisaram aderir à automação para uma triagem inicial do seu atendimento;
  • Adesão em massa aos aplicativos de delivery, principalmente, nos setores de alimentação;
  • Desenvolvimento de um site para o empreendimento ou adesão em marketplaces a fim de ampliar os locais de atendimento;
  • E por fim, investimento em Marketing Digital

Embora o marketing digital tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, ainda não era uma realidade para todos os negócios, ou por falta de tempo, ou por não terem como investir, mas muitas vezes por simples desinteresse mesmo.

E com a pandemia, quem já fazia um bom marketing digital deslanchou e sofreu menos as consequências, enquanto quem não tinha um bom marketing digital, teve que aprender às pressas como fazer. 

Um antigo e tradicional erro nos momentos de crise é justamente deixar de investir em marketing por receio de “gastar dinheiro”, mas é justamente o marketing que trabalha para impulsionar as vendas.

As redes sociais trouxeram um novo conceito: a acessibilidade. Elas permitem que mesmo que o empreendedor não seja um profissional da área de marketing,  ele consiga aprender algumas técnicas e fazer as divulgações dos seus produtos sozinho, através das redes sociais e, ainda que de forma amadora, consiga bons resultados. 

Hoje existem diversos profissionais, agências de marketing, cursos e consultores que podem te auxiliar a encontrar a melhor forma de investimento em marketing para o seu negócio.

O que não é uma opção é ficar estagnado, o “normal” não vai voltar, e se seu negócio não estiver na internet, ele simplesmente não vai mais existir.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Picture of Criação Inusitada

Criação Inusitada

Social Media

Post mais acessados