Pense duas vezes antes de investir em agroeventos. Quer saber por quê? No final deste artigo eu te conto.
O agronegócio é um dos principais motores da nossa economia e há anos é o setor que mais se destaca no país.
Para 2023, as expectativas são de que o agro deve ter o melhor crescimento desde 2017 e assim continuará sendo o motor do PIB brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da FGV, o PIB do setor crescerá 8%, o que é uma excelente notícia já que, em 2022, havia encolhido 2%. Um dos principais motivos desse avanço é a previsão otimista de uma produção recorde que, de acordo com uma estimativa do IBGE, aponta que a safra de grãos, cereais e leguminosos deve chegar a 293,6 milhões de toneladas, ou seja, 11% maior em comparação com a safra passada.
Outro setor que depois da pandemia voltou com força total foi o de eventos, principalmente eventos ligados ao meio rural. Grandes feiras como Agrishow, Tecnoshow, Agro Brasília e Expo Inter vão movimentar bilhões de reais em negócios em 2023. Em janeiro, por exemplo, o Dinetec, que é realizado no município de Canarana-MT, teve um público de mais de 15 mil pessoas, sendo que 5.200 eram produtores rurais. Durante os três dias de evento, foram movimentados cerca de R$ 3,3 bilhões em negócios, segundo os organizadores.
Mas se os eventos do agro voltaram com força total, por que não investir em feiras e dias de campo? Essa é uma ótima pergunta e a resposta é simples: se a sua empresa quer usar o marketing de eventos para gerar negócios, você precisa de um ótimo planejamento e uma execução profissional. Portanto, caso você não tenha equipe e tempo para isso, então melhor não investir em eventos. Afinal do que adianta gastar tempo e dinheiro e não ter resultados?
5 motivos pelos quais você investe em eventos e não tem resultados:
1 – Não planejar com antecedência: se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve! Planejar é criar um objetivo claro e mensurável para a sua participação no evento, é definir um orçamento limite e as ações que pretende promover para alcançar o resultado esperado;
2 – Não criar campanhas atrativas: não adianta ir à guerra sem munição! Participar de feiras ou dias de campo sem uma campanha de vendas ousada e atrativa é o mesmo que ir caçar sem munição ou pescar sem isca. Crie descontos e promoções relevantes que sirvam de munição para seu time comercial e use e abuse de gatilhos mentais como antecipação, escassez ou urgência (tempo determinado para acabar o desconto);
3 – Não treinar o seu time: vejo várias empresas investirem muita grana em eventos, porém perdem as oportunidades por não terem treinado seu time comercial. Se você quer participar de eventos, precisa treinar bem sua equipe para receber os visitantes;
4 – Não ter um estande chamativo e estratégico: muitas pessoas deixam para a última hora para organizar o estande e isso é um grande erro, afinal lá é o ponto de encontro entre o seu time e os clientes. O projeto do estande precisa ser pensado estrategicamente para gerar uma experiência inesquecível ao produtor rural, já que em grandes feiras são centenas de estandes e marcas competindo pela atenção do mesmo cliente. Por isso, estandes com uma fachada chamativa, ar condicionado, Wi-Fi, bebidas e aperitivos, brindes e salas de negociação confortáveis são extremamente importantes para posicionar bem a sua marca e gerar oportunidades;
5 – Não ter um departamento ou uma agência cuidando dos seus projetos: como em qualquer área, ter profissionais à frente de projetos é a melhor forma de garantir resultados. Uma agência especializada em eventos vai te ajudar a planejar seus eventos ou a sua participação em feiras e dias de campo. Ela já tem uma lista de fornecedores experientes em todas as regiões do país e sabe como otimizar recursos para reduzir o custo total do investimento – além de acompanhar a execução do início ao fim, tirando sua dor de cabeça de cobrar fornecedores por prazo e qualidade.
Enfim, a minha recomendação para você que trabalha no agro é que não participe de feiras e dias de campo caso não faça os projetos com planejamento, criatividade, um bom cronograma e também sem ter à sua disposição profissionais que o ajudarão tanto no projeto quanto na execução.
Se você não tem uma equipe completa para criar e gerir tudo isso pra você, calma, nem tudo está perdido.
Muitas vezes tudo que você precisa é de um parceiro estratégico que te auxilie em todo o processo e você não precisar se preocupar com os detalhes, não é mesmo?
Aqui na Inusitada AgroComunicação, nós fazemos toda a comunicação visual do seu evento e contato com fornecedores para garantir a máxima qualidade e criatividade para seu estande. Ainda contamos com uma parceria super especial com a Agência AgroEventos, que cuida de toda a organização do seu evento do início ao fim.
Aí fica bom demais, certo? Se você quer um evento de sucesso sem ter que se preocupar, fale com a gente!
E para não ficar de fora de nenhum evento que acontecerá neste ano, clique aqui e tenha acesso ao nosso calendário com as datas de todos os eventos do agronegócio em 2023.
Francis Barros
CEO na Agência AgroEventos
Diretor de Novos Negócios na Inusitada AgroComunicação